10 razões para ajudá-lo a escolher a melhor moradia perto do Porto

Quando se pretende comprar uma moradia perto do Porto, cheia de comodidades, com traços rústicos e elegantes, robusta, perto da natureza e bem situada no coração do Norte de Portugal, o leitor pode ficar assoberbado com a quantidade de sites e pop-ups, muitos deles comercialmente agressivos, que saltam do ecrã, como cerejas enoveladas de um cesto.

Neste texto, de leitura fácil, cómoda e elucidativa vou apresentar-lhe os principais 10 motivos para lhe demonstrar que esta é a melhor casa para comprar perto do Porto:

1 — A importância da localização geográfica

2 — Acessos ferroviários para todo o lado a partir desta casa

3 — A melhor casa perto do Porto para famílias com filhos e/ou animais de companhia

4 — As ciclovias, os percursos pedestres e outras comodidades

5 — Comprar uma casa usada é mais seguro do que comprar uma casa nova

6 — A qualidade da construção da melhor casa para comprar perto do Porto

7 — O espaço interior e o espaço exterior

8 — Os equipamentos e os automatismos

9 — Cultivar comida em vez de relva

10 — Ar puro e vistas desafogadas


1 — A importância da localização geográfica

Museu ferroviário de Nine
Nine, Vila Nova de Famalicão.

Situada a 8 km de Vila Nova de Famalicão — um concelho histórico, cultural e fortemente industrializado (é o terceiro concelho mais exportador de Portugal) —, Nine é agraciada por uma pletora de espaços verdes, rurais e florestais, onde se pode respirar uma lufada de ar fresco sem ter de se afastar das comodidades de uma vida moderna contemporânea.

Ponte sobre o Rio Este

Pode-se afirmar, com clareza, que Nine é um verdadeiro paraíso, perto da cidade.

Com uma execelente localização geográfica, Nine é dotada de excelentes vias rodoviárias de acesso, a dois passos das estradas nacionais que ligam a localidade a Famalicão (8 km), Braga (15 km) e Barcelos (14 km).

Mas não só, Guimarães é logo ali ao lado e o Porto — e, por conseguinte, o Aeroporto Sá Carneiro — está a meia hora de distância, sem ter de se preocupar com o quebra-cabeças do bulício típico das filas de trânsito que acercam as grandes metrópoles.

No outro dia fui levar uma amiga holandesa ao aeroporto e, mercê da proximidade à autoestrada (A3), cheguei ao terminal de partidas em apenas trinta minutos depois de sair da garagem

Resumindo, Nine fica no meio de todas estas grandes cidades, com acessos rápidos e bastante perto da praia.

2 — Acessos ferroviários para todo o lado a partir desta casa

Sim, é verdade!

Ao adquirir esta estupenda casa em Nine, o leitor, se preferir viajar de comboio, precisa apenas de uma pequena mala trolley e andar um quilómetro a pé até chegar à estação de Nine…

Mulher a chegar a uma estação (gerada por IA)

Quando me mudei para Nine, tive a preocupação de estudar com cuidado a sofisticada rede de comboios e de metro que podemos aceder a partir desta estratégica localização.

Quando trabalhava num laboratório de Análises Clínicas em Vila Nova de Gaia, bastavam-me apenas 50 minutos para sair de casa de bicicleta, entrar no comboio urbano até à Estação de S. Bento, no Porto, para, logo em frente, apanhar um metro que me transportava até às imediações da Câmara de Gaia, onde passava o dia a trabalhar.

A descer, todos os santos ajudam

Qual não foi o meu espanto quando me apercebi de que, afinal, ganhava tempo e poupava imenso no stresse, pois quando vivia em Gaia e tinha de abrir um posto de colheita de produtos biológicos em Matosinhos, chegava a demorar mais de uma hora e meia a atravessar a Ponte da Arrábida, sobre o Douro, ficando amiúde parado no pára-arranca da interminável fila de automóveis.

Já depois de ter mudado de emprego várias vezes e depois de me encontrar na condição de escritor / professor / orador, fui várias vezes a Lisboa para tratar de assuntos e nem imaginam a facilidade com que, sem ter de me preocupar com táxis,  boleias ou afins, conseguia chegar de uma forma rápida à estação e apanhar o alfa pendular — que faz uma pertinente paragem em Nine — que me levava à Estação de Santa Apolónia.

Estação de Nine

Mas não só, Barcelos, Viana, Vigo também estão a minutos de distância. Basta estar informado dos horários. Todos param na Estação de Nine.

3 — A melhor casa perto do Porto para famílias com filhos e/ou animais de companhia

O nosso filho do meio feliz por ir a pé para a escolinha

Enquanto trabalhava com base em Sintra e fazia viagens diárias a hospitais no Norte do País, usava o veículo de serviço da empresa, ficando a minha esposa com o automóvel de família disponível. Porém, ela, adepta do desporto e das caminhadas, insistia sempre em levar os miúdos ao jardim de infância e, mais tarde, à escola primária, a pé. Mesmo que chovesse.

Afinal, a escola primária fica apenas a 600 metros de distância desta magnífica casa e o jardim de infância a 800 metros

Considerando que as crianças devem ser criadas num ambiente em que haja contacto saudável com as pessoas — outras crianças e adultos, incluindo seniores — e ser deixadas a brincar junto dos seus pares na rua ou em outros espaços que transpirem confiança e tranquilidade, sempre me senti confortado por saber que providenciámos aos nossos filhos uma infância feliz, sem amarras, medos e constrições.


Jardim de trás

Como esta magnífica moradia tem dois extensos logradouros (um à frente e outro, maior, atrás da casa, sem contar com a área comum às outras moradias, privada), os nossos filhos sempre puderam correr, andar de bicicleta, jogar à bola e outras brincadeiras de criança ao ar livre, em total segurança e privacidade, junto dos nossos queridos patudos (temos duas cadelas, um cão e uma tartaruga).

Uma das grandes vantagens desta moradia em relação a outras similares é o facto de existir acesso para automóveis pelo portão traseiro e de ser bastante larga, com 7 metros de largura

Mas não só. Dado que Nine faz parte de um concelho que aposta na educação e no desenvolvimento dos seus munícipes, Famalicão, apenas a 8 quilómetros, com acessos rodoviários e ferroviários de excelência, sempre providenciou infraestruturas e corpos docentes de qualidade, fazendo com que as escolas do concelho ocupassem os lugares cimeiros do ranking a nível nacional, na avaliação das escolas e do ensino. Tal é o caso das escolas como Júlio Brandão, Camilo Castelo Branco e D. Sancho I.

Uma vez que sempre fizemos questão que as crianças aprendessem música e a tocar um instrumento, foi com muita satisfação que os meus filhos mais velhos andaram nas duas melhores escolas de música do concelho — a ArtEduca e o CCM. A minha filha, mais nova, como decidiu estudar em Viatodos, no concelho de Barcelos, enveredou pela aprendizagem de flauta transversal na Academia de Música de Viatodos, onde também é possível o ensino articulado. Uma escola fantástica, com excelente reputação.

4 — As ciclovias, os percursos pedestres e outras comodidades

Uma vez que esta bela moradia está inserida numa localidade bastante rural, quando saímos a pé, temos acesso a vários trajetos por entre campos de milho, árvores de fruto e áreas florestais.

Mas não só…

Nine é banhada pelo Rio Este, que desagua no Rio Ave (Vila do Conde). Por entre veredas verdejantes e frescas, as caminhadas são sempre alegradas com a banda sonora do canto dos pássaros entremeado pelo bater da água nas cascatas.

Nos dias de intenso calor pode optar por dar um mergulho nas zonas mais profundas do rio ou fazer uma visita à praia fluvial junto ao mosteiro centenário, templário, em Arnoso, a escassos minutos a pé desta soberba moradia.

Praia fluvial em frente ao Mosteiro de Arnoso

Trilho ao longo do Rio Este

Nine é uma freguesia completa, cheia de pequenos negócios familiares interessantes, como mercearias, minimercados, padarias, restaurantes e serviços públicos, como o bem apetrechado posto dos CTT e a Extensão de Saúde.

5 — Comprar uma casa usada é mais seguro do que comprar uma casa nova

Sim. É inteiramente verdade.

Parede de xisto em 2007

Parede de xisto em 2023

Ao comprar esta moradia, pode verificar com os seus próprios olhos a robustez da construção.

Numa oportuna visita poderá verificar o aprumo da estrutura, sem grandes fraturas ou rachadelas

Dizem os agentes imobiliários que os casais de classe média portugueses estão a preferir menos área de jardim (para ter menos que limpar, depreendo eu), privilegiando o cimento ao invés da relva e das árvores, e as construções novas.

Com os custos de mão de obra e das matérias-primas a subir em flecha, uma casa equivalente a esta que estamos a colocar à venda, nova, deveria custar mais do dobro do que estamos a pedir.

Como o preço por metro quadrado de área construída, nesta zona, tem vindo a aumentar, mesmo estando a atravessar uma potencial crise económica, ou as novas construções têm, de facto, muito menos terreno (logradouros e área construída), ou a qualidade dos materiais utilizados: ferros, vigas, betão, granito e madeiras, têm uma qualidade inferior.

De qualquer das formas, numa construção nova, nunca se sabe onde a casa vai estalar ou ter infiltrações. É uma autêntica lotaria, não obstante a garantia (curta) prestada pelo construtor.

Comprando uma moradia em segunda mão, como esta que estamos a vender, é fácil de detetar se houve problemas graves no decorrer dos anos. A compra torna-se, por conseguinte, muito mais segura.

6 — A qualidade da construção da melhor casa para comprar perto do Porto

Piso do rés-do-chão em 2007

Esta excelente moradia, construída em 2007, uma das primeiras do género na localidade, demonstra toda a dedicação e engenho do construtor quando nos debruçamos sobre os materiais que nela foram empregues, como a pedra de granito de qualidade superior, os alumínios, os vidros duplos e o soalho, inteiramente de madeira maciça, em chão pregado.

Quando comprámos a casa a minha esposa deitou-se no chão para saborear a sensação de espaço que a casa providenciava

7 — O espaço interior e o espaço exterior

Um dos pontos fortes da habitação é a sensação de espaço que oferece. De uma forma muito simples a casa foi desenvolvida com base num conceito de open space e, quer sentados na sala de estar, quer sentados à mesa de jantar, podemos desfrutar de um pleno sentimento de profundidade e continuidade.

Sala de jantar em 2023

Cozinha em 2007

De praticamente todos os pontos é possível uma ampla perspetiva do jardim da frente, do logradouro nas traseiras e das linhas longas e sóbrias do rés-do-chão.

Esta característica, aliada à forte luminosidade que advém da excelente exposição solar que chega ao interior pelas grandes janelas com acesso aos jardins, confere uma autêntica sensação de comunhão com a natureza

É no rés-do-chão que estão instalados a sala de estar, a cozinha e a sala de jantar, sem qualquer divisória. Este piso conta ainda com uma casa de banho de serviço completo. A cozinha, totalmente equipada, feita à medida, de linhas escorreitas, foi desenvolvida com os melhores materiais e acabamentos. Possui uma ilha e incontáveis arrumos.

Cozinha em 2023

Para marcar a diferença, a banca e a ilha dispõem de uma pedra branca do estilo Silestone®, conferindo um aspeto moderno, que insiste em não passar de moda.

O andar de cima é composto por uma espaçosa suíte equipada com ar condicionado, casa de banho privativa com banheira de hidromassagem, varanda com vistas desafogadas para as serras em frente do concelho de Barcelos, um hall dos quartos bastante amplo com possibilidade de ser transformado em 4º quarto, ginásio ou escritório, dois quartos amplos e soalheiros, com acesso à varanda, e uma casa de banho completa, com banheira. Todos os quartos dispõem de uma quantidade apreciável de arrumos próprios, mercê de armários embutidos, em madeira, bastante espaçosos.

Suite em 2023

A garagem é bastante arejada, com ventilação natural, que permite vários tipos de trabalho manual (carpintaria, pinturas, costura, entre outros) e é bastante ampla, com capacidade oficial para dois automóveis, embora possam lá caber três. A garagem tem ainda um espaço para um abrigo de lenha, outro para uma despensa de alimentos e uma lavandaria com capacidade para comportar uma máquina de lavar e outra de secar. É neste espaço que está instalada a aspiração central.

8 — Os equipamentos e os automatismos

A garagem da melhor casa perto do Porto está totalmente automatizada com um portão elétrico com controlo remoto que dá acesso à entrada geral das garagens do bloco de moradias.

Esse espaço é muito amplo e permite que as crianças possam aí brincar nos dias mais austeros de frio, quando há chuva ou tempestades, dando mesmo a possibilidade de se jogar à bola ou andar de bicicleta ou patins em total segurança

Essa área comum também está totalmente iluminada e tem um outro portão automático com controlo remoto que dá acesso ao exterior.

Garagem espaçosa, para 3 veículos, e lavandaria

Todas as janelas estão equipadas com estores elétricos e a casa dispõe de um videoporteiro com luz noturna original.

A casa tem sistema de aquecimento central, de gás natural canalizado, com irradiadores em todos os compartimentos e aspiração central com "glutão" na cozinha

Sistema de aspiração central

9 — Cultivar comida em vez de relva

Numa era em que o desfecho económico e social de uma potencial crise é uma verdadeira incógnita, interessa ter meios como cultivar comida, caso necessário.

Nos nossos jardins já conseguimos cultivar alfaces, couves, feijão, curgete, abóbora, maçãs, dióspiros, morangos, fisálias, amoras e muito, muito mais

Com mais de 100 metros quadrados de logradouro e 2 varandas e dois alpendres amplos e solarengos, as possibilidades são ilimitadas.

Gilda doméstica em modo de permacultura

10 — Ar puro e vistas desafogadas

Em qualquer das varandas pode instalar uma cadeira de repouso e desfrutar, com comodidade e discrição, da imensa calma que esta maravilhosa região semi-rural proporciona.

Em fevereiro, mercê do excelente clima, já se pode estender a toalha na mesa exterior, no jardim traseiro, e fruir de uma refeição ao ar livre, em total privacidade

Vista da varanda da frente

Para concluir, se desejar ter mais pormenores acerca desta magnífica moradia que acabámos de colocar à venda, entre em contacto comigo, pelo email j.r.novais@sapo.pt ou pelo tlm: 910394664.

Afinal, acertar os pormenores com o proprietário próprio pode trazer-lhe incontáveis vantagens.

Sempre ao dispor,


Ricardo Novais




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cada tiro, cada melro — 3 anos de torpor

10 reasons why you should buy this great house near Oporto - Portugal