Cada tiro, cada melro — 3 anos de torpor

 

É-me difícil acreditar que haja alguém que tenha conseguido navegar nestes três últimos anos, apático e incólume, sem suspeitar de que algo de muito errado se está a passar com o mundo.

A haver, ou é burro ou não tem arte.

É verdade é que, no passado, a humanidade se viu confrontada amiúde por dificuldades coletivas colossais. Nada de novo. Porém, temos de admitir que esta sucessão peculiar de acontecimentos em catadupa, invariavelmente nefários, dos últimos anos, não deixa dúvidas quanto à existência de uma cabala obscura, maquiavélica, com o fito de nos tornar pobres, doentes, inférteis, covardes e, em última instância — impotentes — perante o grandioso RESET, tão almejado pela elite.

É que sempre houve uma nata da sociedade (que reside nalgumas confraternizações secretas) e a ralé, a escória, os escravos. Supostamente, nós.

Não acreditam? Revisitando:

A alegada pandemia. Sob a bandeira do “vai ficar tudo bem”, “são só duas semanas para achatar a curva” e “a economia vê-se depois”, fomos projetados numa espiral mirabolante de subida do custo de vida e concomitante perda de poder de compra. A crise económica não teve origem em nenhuma das guerras… foi a displicência e a covardia das pessoas com medo de sair de casa.

Depois os conflitos — na Ucrânia e no Médio Oriente —, que conduziram à diabolização de determinadas figuras e entidades, também foram aceites e entendidos tacitamente pela comunidade como os causadores dos aumentos dos preços e das taxas de juros. Há de facto um grupo a culpar por toda esta situação, mas não é certamente aquele que todos imaginam e materializam. É a velha arte da prestidigitação.

Pelo meio vieram as pretensas alterações climáticas e os ativismos, os LGTBQ+, as misses de Portugal transexuais, a doutrinação sexual — contranatura — dos pequenos nas escolas. Foda-se, até os anúncios de tampões e pensos higiénicos mudaram do corante tipicamente azul para o vermelho, com vista a criar artificialmente obstáculos mentais aos pobres de espírito, induzindo um certo grau de asco por algo perfeitamente natural. Há mestres da programação neurolinguística a manipular nos bastidores.

As crises políticas, os fluxos migratórios — cavalos de Troia — e a ascensão da extrema-direita… são fait divers. É fácil contemplar o quadro geral, THE BIG PICTURE. Basta querer.

Mas, se ainda acham que estão a ser bem conduzidos, posso sugerir uma reflexão em três passos?

#1 — Toda a minha vida tive a clara noção de que, caso a humanidade se visse perante uma inusitada ameaça severa, todos se iriam unir em prol de um desígnio comum, abnegadamente, sem qualquer interesse em dividendos económicos com a resolução da aflição. Ora, a medida profilática imposta à população contra a putativa enfermidade pode ter parecido gratuita para o cidadão comum, porém os contratos entre os governos e as farmacêuticas foram, efetivamente, multimilionários, com lucros mirabolantes para a indústria. No mínimo, o preço de cada dose só deveria ter refletido os custos da investigação, matérias-primas, manufaturação e distribuição das “vacinas”. Um BREAKEVEN. Todo o lucro em torno da desgraça alheia, neste caso particular, que acabámos por suportar indiretamente via os nossos impostos, afigurou-se, quanto a mim, pornográfico e, por conseguinte, suspicaz.

#2 — Os negacionistas. O termo — erroneamente repescado do tempo em que havia quem duvidasse que o Holocausto judeu tivesse acontecido — foi colado aos que, destemidos, lutaram contra as medidas draconianas impostas durante a pretensa epidemia chinesa. Toda uma narrativa vigente foi perentória a considerar que o que estas pessoas estavam à procura era de destaque, projeção mediática e “fama”, qual concurso televisivo BIG BROTHER. Eu, que os acompanhei a quase todos, posso seguramente afirmar que o que prevalecia no seio destes grupos era precisamente o sentimento contrário, salvo uma ou outra exceção. Tudo o que estas pessoas queriam era paz, sossego, recato e que, na sua zona de conforto, pudessem prosseguir tranquilamente com as suas vidas, em ambiente de total discrição. Quem se expôs nessa malograda temporada, fê-lo com o desígnio de alertar os mais incautos, sob a pesada pena da excomunhão social. Eu, pessoalmente, preferia mil vezes ter ficado no meu lugar e não ter de me chatear, mas havia uma obrigação moral… Aliás, se pensarem bem, foi do lado oposto que se deu todo o mediatismo. Temos médicos a escrever livros e a vendê-los aos magotes e almirantes vacinólogos a pretender o trono de Presidente da República.

#3 — A censura. Um país que se orgulha de ser democrático tem de saber respeitar a liberdade de expressão. Podemos não gostar minimamente do que diz o contraponto, mas esse desagrado não deveria sonegar NUNCA o direito de o proferir. Nestes três anos vi todas as minhas contas nas redes sociais a ser totalmente obliteradas, sem qualquer possibilidade de recurso. Pior, sempre que alerto as pessoas comuns deste ataque às minhas liberdades pessoais, ninguém parece incomodar-se, pois o meu discurso sempre se opôs veementemente às suas convicções particulares. Demasiado tóxico, alegam… Porém, nunca foi o conteúdo que esteve em causa, mas, ao invés, um direito fundamental, que foi violentamente vilipendiado. O meu caso é só um entre muitos e existe, portanto, uma franja de informação que desapareceu totalmente dos meios de comunicação mainstream e só está acessível em determinados jornais e redes sociais independentes. Voltaram os tempos de ditadura, só que desta vez encapotada, sob o véu de uma pretensa virtude moral. Em suma, quer parecer-me que a censura é afinal tolerável se permitir silenciar de modo seletivo as pessoas inconvenientes como eu…

Nestes três anos não foi só a mortalidade por todas as causas que subiu (inexplicavelmente ou talvez não) quase duas dezenas percentuais. Também a morbilidade — entenda-se ausência de condições salutares para o desempenho de uma vida profissional e familiar normal — teve um surto vertiginoso no pós-pandemia.

O SNS está um caos não apenas porque os médicos — que padecem quase todos de um incompreensível complexo de deus — querem melhores salários e condições. As urgências estão em rotura porque simplesmente as pessoas estão mais doentes.

E ninguém quer falar nisso…

 

Fiquem bem,

Rica Sainov

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10 razões para ajudá-lo a escolher a melhor moradia perto do Porto

10 reasons why you should buy this great house near Oporto - Portugal