O síndrome das 3 da manhã

O síndrome das 3 da manhã…

Pois… É verdade!

3 da manhã -  a hora “H” para quem sofre de insónias… ou in… Susanas… ou  in… Sandras…

“Ai… Eu até adormeço bem mas por volta das 3 da manhã acordo e não volto a adormecer”.

Esta frase ouço-a recorrentemente em contexto de consulta ou apenas falando com amigos.

À luz da medicina tradicional chinesa, entre a 1 e as 3 horas da manhã a nossa energia do fígado está no red line. A emoção acoplada ao meridiano do fígado é a ira, a RAIVA – muito particularmente a raiva contida.

Se, no dia-a-dia, quando confrontados com injustiças, tomarmos a opção de não reagirmos de modo sensato, assertivo e audaz – muito provavelmente pelo recurso ao diálogo – vamos fabricar internamente ressentimento. Se, por oposição, nos exaltarmos sempre, reagindo exasperadamente, de imediato, aos estímulos menos positivos, corremos o risco de sobrecarregar igualmente a energia do fígado. Habitualmente o yang do fígado.

A falta de sono na medicina tradicional chinesa é encarada como uma patologia realmente séria. E não é para menos… Não dormindo o suficiente, o Qi defensivo (mais yang) não penetra no interior do corpo para regenerar o yin. Quando não dormimos adequadamente, o nosso “espírito” não ancora no corpo. Por esse motivo sofremos de sonhos vívidos ou até pesadelos. Muito resumidamente, o calor dos nossos pensamentos não desce para a zona abdominal, para deixar a mente fresca e tranquila.

Na medicina convencional [ocidental] podemos traduzir estes sentimentos de raiva [do fígado] como o stresse / ansiedade exacerbada. É o eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal a carburar ao máximo. Forma-se excesso de adrenalina e noradrenalina e acumula-se o cortisol no organismo. Habitualmente surgem cefaleias ou mesmo enxaquecas que só vão passar [verdadeiramente] quando voltarmos a dormir um sono reparador [e drenarmos os emunctórios].
Quando acordamos de noite, o coração fica acelerado, sentimos calor na cabeça e no peito e é frequente termos a boca seca. Pode aumentar a nossa tensão arterial e podemos até começar a sofrer de anomalias de ritmo cardíaco.

Se não dormirmos bem o corpo não regenera e o metabolismo diminui – o peso corporal aumenta.
Sem descurar problemas mais sérios como apneia de sono ou anomalias da hipófise ou da tiróide, devemos simplesmente não excitar o nosso espírito e não sobrecarregar o aparelho digestivo com proteínas, gorduras ou estimulantes como o álcool e café, antes da hora de dormir. Devemos escolher um bom colchão, uma ótima almofada e roupa apropriada para não sentirmos muito calor durante a noite.
Durante o dia… Melhor dizendo – TODOS OS DIAS – devemos encarar a nossa vida profissional, emocional, familiar e espiritual de uma forma leve e desprendida.

 “A técnica é um esforço para poupar esforços”, Ortega y Gasset.

É costume ouvir: “Ah.., é mais fácil dizer que fazer”… Por isso deixo com vocês um pequeno vídeo onde mostro algumas técnicas que uso para aliviar o meu stresse:


Cada um deve procurar aquelas que mais calma e felicidade lhe traz…

Be happy,


Ricardo Novais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cada tiro, cada melro — 3 anos de torpor

10 razões para ajudá-lo a escolher a melhor moradia perto do Porto

10 reasons why you should buy this great house near Oporto - Portugal