Sono

 


A falta de sono na medicina tradicional chinesa é encarada como uma patologia realmente séria. E não é para menos: não dormindo o suficiente, o Qi (energia vital) defensivo (mais yang) não penetra no interior do corpo para regenerar o yin. Quando não dormimos adequadamente, o nosso “espírito” não ancora no corpo. Por esse motivo sofremos de sonhos vívidos ou até pesadelos. Muito resumidamente, o calor dos nossos pensamentos não desce para a zona abdominal, deixando a mente fresca e tranquila.

Na medicina ocidental podemos traduzir a insónia como uma ansiedade exacerbada. É o eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal a carburar ao máximo. Forma-se excesso de adrenalina e noradrenalina e acumula-se o cortisol no organismo. Habitualmente surgem cefaleias ou mesmo enxaquecas que só vão passar — verdadeiramente — quando voltarmos a dormir um sono reparador.

Quando acordamos de noite, o coração fica acelerado, sentimos calor na cabeça e no peito e é frequente termos a boca seca. A tensão arterial tende a aumentar e podem começar a surgir algumas anomalias de ritmo cardíaco.

Quando não dormimos bem o corpo não regenera, diminuindo o metabolismo — aumentamos de peso.

Sem descurar problemas mais sérios como apneia de sono ou anomalias da hipófise ou da tiroide, devemos simplesmente não excitar o nosso espírito nem sobrecarregar o sistema digestivo com proteína, gorduras ou estimulantes como o álcool e café, antes da hora de dormir. Devemos escolher um bom colchão, uma ótima almofada e roupa apropriada para não sentirmos muito calor durante a noite.

Devemos encarar — todos os dias — a nossa vida profissional, emocional, familiar e espiritual de uma forma leve e desprendida.

À noite devemos evitar os écrans dos dispositivos móveis e da televisão porque a nossa glândula pineal só produz a melatonina — a hormona do sono — quando sente efetivamente a penumbra. Este fenómeno está relacionado com a perceção ancestral do nosso cérebro que associa a ausência de luz — a noite — com a necessidade de dormir. E se o nosso corpo regenera durante o sono, também a nossa mente, particularmente o subconsciente (inconsciente para os profissionais do setor), faz, durante o descanso, a drenagem dos pensamentos, emoções e sentimentos que nos importunam no quotidiano.

Para facilitar uma boa noite de sono sugiro:

1 — A respiração diafragmática. Se estivermos muito ansiosos antes de dormir, fechamos os olhos e encostamos a língua no céu-da-boca (também são pontos de acupuntura), aspiramos o ar pelo nariz, esquecendo o peito e enchendo a barriga como um tambor, contando até quatro, sustemos a respiração, contando até sete, e depois expiramos pela boca, contando até oito. Repetimos o processo entre três e dez vezes.

2 — O diário na mesinha de cabeceira. Somos constantemente acometidos por pensamentos cíclicos na hora de dormir ou quando acordamos sobressaltados a meio da noite. Sugiro que, ao deitar, tenhamos à mão um diário onde vamos enumerar CINCO momentos positivos que ocorreram durante o dia e que nos fazem sentir gratidão, estilo: “ajudei a minha mãe”; “consegui falar com o meu chefe”; “aprendi uma técnica nova”; “senti o calor do sol no meu rosto”; “ouvi o som dos pássaros a voar”; “recebi um abraço forte do meu filho”; “alguém na rua sorriu para mim”. No final da página escrevemos “Amanhã de manhã, quando acordar, vou sentir-me…”. Podem optar por “com energia”; “feliz”, “apaixonado”; “grato”. O que mais sentido fizer no momento. Esta técnica promove um shutdown dos circuitos mentais repetitivos, dando a indicação ao cérebro que finalmente podemos descansar e dormir.

3 — As infusões de plantas como a cidreira, a camomila, a tília ou até a alface, que temos habitualmente na nossa cozinha, fornecem flavonoides e outros metabolitos benzodiazepine-like, que nos ajudam rapidamente a acalmar, favorecendo o sono. Se não houver contraindicações óbvias podemos servi-las às crianças.

4 — Colocar duas gotas de óleo essencial de lavanda no ponto amnian (por detrás das orelhas) e no pavilhão auricular pode ajudar a proporcionar um sono tranquilo. 

5 — Se tivermos dificuldades em adormecer, porque estamos demasiado excitados, podemos tomar 3 grânulos do homeopático Coffea cruda 30CH, uma hora antes de dormir. Se tivermos demasiado irritados ou acordarmos tipicamente entre a uma e as três da manhã, podemos tomar 3 grânulos do homeopático Nux vomica 30CH, uma hora antes de dormir. Se tivermos muito medo durante a noite ou acordarmos com pesadelos, podemos tomar 3 grânulos do homeopático Aconitum 30CH, uma hora antes de dormir. Se a insónia vier acompanhada de medo de não conseguirmos dormir ou vier associado a sentimentos de angústia e tristeza, género depressão, podemos tomar 3 grânulos do homeopático Ignatia amara 30CH, uma hora antes de dormir.

Porque a noite ainda é uma criança,

Ricardo Novais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cada tiro, cada melro — 3 anos de torpor

10 razões para ajudá-lo a escolher a melhor moradia perto do Porto

10 reasons why you should buy this great house near Oporto - Portugal