Adaptogénios

Adaptogénios

Temos o hábito de nos deixar chicotear emocionalmente com recorrência. Por vezes somos nós próprios a nos infligir essa dor emocional, por autoculpabilização desmesurada ou por preocupação injustificada. Paulatinamente, esse comportamento vai-nos deixando marcas profundas, cicatrizes, e os problemas desta forma enraizados são, por sua vez, ainda mais difíceis de debelar. Afinal, esta coisa do empurrar — push it forward — conduz-nos invariavelmente ao limite, sem forças para resistir, fazendo-nos mergulhar no tão famigerado esgotamento ou burn-out.

Do cortisol à adrenalina, da serotonina ao GABA, passando pela dopamina, endorfinas e oxitocina, são inúmeras as hormonas e mediadores químicos que necessitamos que estejam em equilíbrio no nosso corpo, para nos sentirmos tranquilos e felizes.

É sabido que a melhor forma de granjearmos esse equilíbrio é por métodos energéticos, sem o envolvimento de qualquer tipo de medicação e/ou suplementação, e que promovam a alteração/aceitação/compreensão do nosso padrão mental. A meditação é uma das ferramentas mais determinantes neste domínio, mas poderíamos invocar também o ioga, o Chi kung, o Reiki, o Tai chi, a acupuntura, entre tantos outros.

Porém, num mundo moderno, é comum as pessoas revelarem dificuldade em se adaptar a um estilo de vida mais saudável, sobretudo a nível mental/emocional. O paradigma instituído — vulgo medicina alopática — compreende a resolução paliativa dos sintomas: ansiolíticos para a ansiedade e antidepressivos para os défices de serotonina. A medicação química acarreta, todavia, vários tipos de problemas: a tolerância, que obriga a que doses cada vez maiores sejam administradas para obter o mesmo efeito, e o efeito ricochete, que é o responsável pela exacerbação dos sintomas quando o medicamento é subitamente retirado. Estas duas condições obrigam a que os clínicos tenham de efetuar uma vigilância muito apertada e, quando desejam suspender o tratamento, um desmame controlado, pois as pessoas sujeitas a este tipo de medicação tornam-se extremamente dependentes dos químicos.

Porém, as terapêuticas não convencionais, como a fitoterapia e a naturopatia, em casos de stresse ou ansiedade crónica, fazem-se valer de uma ferramenta única, que só se encontra disponível no reino vegetal: os adaptogénios. Os adaptogénios são substâncias que conseguem modular o organismo, estimulando o sistema imunológico e revigorando a parte física e mental, ao invés de uma simples ação farmacológica focalizada, do estilo fármaco-recetor. Também não apresentam os habituais inconvenientes do efeito ricochete e são por norma bem tolerados, sem os efeitos secundários da medicação alopática. Como a própria palavra indica, têm a capacidade de conferir uma adaptação do organismo ao stresse.

O mais conhecido será, porventura, o ginseng (Panax ginseng). No entanto, o ginseng, graças aos gingenósidos (açúcares saponósidos), além das propriedades revitalizadoras, se não for extraído de uma raiz envelhecida, apresenta amiúde a contraindicação de sobre-estimular, conduzindo a nervosismo, insónias, taquicardia e aumento da tensão arterial. Os mais seguros e usados para ajudar a tratar a ansiedade crónica serão a rhodiola rosea, o eleuterococo, a erva-moura-sonífera (ashwaganda) e a bacopa (brahmi).

Quem padece de condições crónicas, sejam elas de que natureza forem, deve sempre considerar a suplementação com adaptogénios para suporte e endurance. As melhorias serão certamente notórias.


Step out of the box,

Ricardo Novais

Photo by Anthony Tran on Unsplash

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cada tiro, cada melro — 3 anos de torpor

10 razões para ajudá-lo a escolher a melhor moradia perto do Porto

10 reasons why you should buy this great house near Oporto - Portugal