Chips de couve

Chips de couve (tipo batatas-fritas)


Olá a todos!

Uma das minhas maiores dificuldades enquanto naturopata, quando tenho perante mim um cliente com hábitos alimentares bem enraizados, é promover alterações positivas na sua dieta com vista a conseguir um compromisso viável entre as partes.

É virtualmente impossível, mesmo perante os horrores das patologias crónicas, imunológicas, da nossa era, sugerir retirar o pão, massas e lacticínios.

Não tenho dúvidas de que uma dieta baixa em calorias e potenciais alérgenos e rica em flavonóides, ácidos gordos polinsaturados e outros antioxidantes, densa em nutrientes, incluindo tendencialmente alimentos pré e probióticos (https://moduscurandi.blogspot.com/2018/04/laboratorio-de-probioticos.html, https://moduscurandi.blogspot.com/2017/05/chucrute-e-outros-probioticos-caseiros.html), será uma das mais adequadas para ajudar a tratar a disbiose intestinal.

Quando estamos perante doenças crónicas, autoimunes, inflamatórias, etc, existe uma mais que provável porosidade errante (leaky gut), que infelizmente promove a chamada, até à área abdominal, da quase totalidade da imunidade humoral e celular, deixando desprotegidas outras áreas fundamentais do nosso corpo, como por exemplo a área ORL.

Então, se fizermos uma breve análise, a maioria das pessoas acaba por saber alimentar-se adequadamente naquilo que eu costumo chamar de macro-refeições – o almoço e o jantar. O grande problema reside efetivamente nas refeições intermédias e nos cravings noturnos (e diurnos…). Nestas alturas, acabamos por comer erroneamente pão, bolos, bolachinhas (ainda que integrais), iogurtes processados, fruta calórica, frutos secos, etc.

Imbuído no sentimento de providenciar alternativas saudáveis, tenho deixado pontualmente algumas receitas de snacks, ótimos para petiscar.

Hoje, decidi deixar-vos - em vídeo - a receita de como confecionar chips de couve (pode ser couve branca ou couve lombarda, sempre biológica…).



Nhammmm! Deliciosas…!

Bom proveito!

Step out of the box,

Ricardo Novais

Comentários

  1. Adorei!! É sempre difícil arranjar receitas diferentes para os legumes, que sejam saudáveis e apetitosas para os miúdos. Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Ontem estivemos a ver um filme em família e os "chips" serviram como aperitivo, substituindo as tradicionais pipocas. Adoraram :-) Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Cada tiro, cada melro — 3 anos de torpor

10 razões para ajudá-lo a escolher a melhor moradia perto do Porto

10 reasons why you should buy this great house near Oporto - Portugal